sexta-feira, 1 de abril de 2011

1 de Abril – Dia da Mentira (História, Supertições)

Quem já não mentiu uma vez na vida?

São muitas as explicações sobre o dia 1 de abril e as mentiras que acompanham essa data. Um das mais conhecida diz a respeito de uma brincadeira que surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

 
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses não apoiaram tal decisão e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

 

Aqui no Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

 
E vocês já cairam em alguma mentira de 1 de abril? Opine, deixe seu comentário…

Nenhum comentário:

Postar um comentário