terça-feira, 12 de abril de 2011

Casamento, Instituição falida ou um sonho de consumo?




Por que hoje em dia em um mundo onde as pessoas se conhecem antes de casar há tanta separação? As pessoas realmente se conhecem antes de casar? A “Sociedade do Ficar” é culpada? Qual a diferença do “Ficar” para o “Namorinho de Portão”? Há um medo da palavra namoro?

Os maiores problemas de quem casa hoje:

- A falta de intimidade
- A cara do parceiro quando acorda
- A falta de confiança
- A falta da conversa
- Você realmente sabe com quem se casou?
- Por que você se casou?
- O problema em tentar mudar o parceiro
- Por que você insiste em continuar?
- Vale a pena continuar junto do parceiro pelas crianças e pela sociedade?

O CASAMENTO

Casar é conjugar e reside aí o fato de o casal encerrar, ao mesmo tempo, duas individualidades. Na prática, isso equivale a anular (se a palavra é pesada podemos usar relevar, conceder, transformar, etc) dois sujeitos, dois desejos, duas visões de mundo, duas histórias, dois projetos de vida e duas identidades individuais numa única identidade conjugal, em um mesmo desejo conjunto, em uma história de vida conjugada, um projeto de vida de casal, um só objetivo. No Brasil, até a certidão de nascimento, prova cabal de que minha pessoa existe, é substituída pela certidão de casamento.

Porque Casar?

Infelizmente e, curiosamente, perguntando para as pessoas porque elas estão se casando a resposta nem sempre (ou quase nunca) será porque nós nos amamos. Na maioria das vezes os motivos são outros: para não ficar sozinho(a), porque todos de minha idade se casam, porque faz tempo que namoramos e agora é complicado não casarmos... e assim por diante.

Portanto, por questão de definição, arriscamos a dizer que os seres humanos também não trocam de casais com propósitos luxuriantes; trocam de parceiros. Isso quer dizer que, por questão de definição, enfatizo, quando se diz troca de casais entre humanos, deixou de existir o casal, dando lugar aos parceiros.


Minha idéia pessoal de casamento representa algo mais simples, distante da complexa idéia de se dividir bens, um quarto , uma cama. Casar hoje se tornou um negócio de alta lucratividade. Nos EUA , se paga até razoável para casar, mas para separar as cifras são milionárias. Por isso, na minha humilde opinião viver com alguém hoje divividindo o mesmo espaço pode ser um mal negócio. Quando digo as minhas amigas que admiro a cultura Indiana onde a mulher casa sem gostar do homem e vice-versa, ouço muitas críticas, porém se analizarmos bem no Brasil a mulher assim como o homem já conhece bem seu parceiro antes de casar e mesmo assim não conseguem ter uma relação duradorura.

A idéia de ser feliz, de construir uma família perfeita fica muitas vezes somente em um desejo, em um sonho de adolescente, as pessoas , os casais não se suportam ou não aguentam a pressão gerada por seus problemas. A mulher não é mais uma "amélia" , se tornou independente e o seu parceiro ou marido às vezes não vê isso com bons olhos. Então começam as disavenças, as brigas e tudo mais que se vê.

O homem em seu universo machista vê a mulher como um objeto sexual e só. Claro a regra não se aplica à todos, mas a maioria só enxerga o óbvio. O universo feminino vai além de um ato sexual, a essência feminina busca um homem maduro, inteligente e sensível. É até hipocrisia falar que a mulher nasceu para ser a imagem e semelhança do homem, mas quando uma relação não vai bem ou um casamento acaba, a culpa sempre vai para o lado mais "fraco". a corda arrebenta para o lado do "sexo frágil". Mas será que ainda vivemos essa dicotomia desse tal sexo frágil. A instituição casamento não se ergue diante de comparações de quem seja forte ou fraco. Seja você homem ou mulher o que importa realmente não são alianças,cobranças e sim uma melhor compreensão do espaço que ambos ocupam, seja dentro de uma mesma residência ou não. Amar, namorar, ficar  apaixonar-se, beijar, abraçar são sentimentos , elos que podem ser construídos sem necessariamente assinarmos um papel ou fazer juras de amor eterno que dificilmente poderemos cumprir.


"O sucesso é construído sobre conquistas materiais, mas a felicidade é contruída sobre percepções."

Nenhum comentário:

Postar um comentário