As conseqüências do vício de fumar são mais devastadoras nas mulheres do que nos homens. O alerta é da psicóloga Silva Ismael, presidenta da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar e diretora do Centro Psicológico de Qualidade de Vida.
Veja exemplos do que, de acordo com Silvia, pode acontecer com elas: " A fertilidade das mulheres fumantes pode diminuir em até 40% em relação às não- fumantes.
" Na fumante, há uma diminuição do fluxo de oxigênio no ovário, antecipando a menopausa. " Uma mulher que fuma tem quatro vezes mais chances de sofrer um infarto do que uma não- fumante.
AJUDA PARA PARAR DE FUMAR
A psicóloga e presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Silva Ismael, diz que existem várias formas de eliminar o vício do fumo, sem substituí-lo por outro, como comer. Mulheres têm medo de ganhar peso se deixarem de fumar.
Ela observa que o psicólogo tem papel fundamental no tratamento, associado ao atendimento médico e feito em grupos de cinco a dez pacientes. Diz que, utilizando a terapia comportamental cognitiva em seis ou oito sessões programadas, o sucesso do tratamento, em um ano, tem sido de 60%.
Fonte : Jornal o Popular
e ha tantas dores que parem uma mulher-
ResponderExcluir