domingo, 3 de abril de 2011

Efeitos do Cigarro na Mulher


As conseqüências do vício de fumar são mais devastadoras nas mulheres do que nos homens. O alerta é da psicóloga Silva Ismael, presidenta da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar e diretora do Centro Psicológico de Qualidade de Vida.
Veja exemplos do que, de acordo com Silvia, pode acontecer com elas: " A fertilidade das mulheres fumantes pode diminuir em até 40% em relação às não- fumantes.
" Na fumante, há uma diminuição do fluxo de oxigênio no ovário, antecipando a menopausa. " Uma mulher que fuma tem quatro vezes mais chances de sofrer um infarto do que uma não- fumante.

AJUDA PARA PARAR DE FUMAR

A psicóloga e presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Silva Ismael, diz que existem várias formas de eliminar o vício do fumo, sem substituí-lo por outro, como comer. Mulheres têm medo de ganhar peso se deixarem de fumar.
Ela observa que o psicólogo tem papel fundamental no tratamento, associado ao atendimento médico e feito em grupos de cinco a dez pacientes. Diz que, utilizando a terapia comportamental cognitiva em seis ou oito sessões programadas, o sucesso do tratamento, em um ano, tem sido de 60%.



Fonte : Jornal o Popular

Um comentário: