domingo, 10 de abril de 2011

Minha reflexão sobre o desabafo da jovem ao blog do Accioly


Esse desabafo expressa o quão oprimido nossos jovens se sentem e não só eles, muitos adultos também. Se olharmos ao nosso redor vemos o que resta para o nosso povo. Escolas para estudar, uma casa para morar, comida ou não. Mas eles podem se perguntar estudar pra quê, se não vou ter um emprego para desfrutar, acordar para que se não tenho sonhos para realizar. Comer para que se tenho que pagar caro para viver. É meus caros, Faz quase oito anos que se instalou em nossa cidade a máfia dos poucos tem muito e muitos não tem quase nada. E a única ferramenta que nos resta é a mídia escrita ou falada. Resta também a nossa humilde oração a Deus para que abençoe e direcione esses poucos cidadãos que ainda querem e  acreditam que milagres acontecem e se Deus é brasileiro como diz a canção, Tarauacá está em seus méritos divinos, por isso pedimos que Deus abençoe a liberdade de expressão, que as palavras nos façam refletir e que a luta continue cara sociedade, porque a guerra por uma Tarauacá limpa e livre tem alguns números caóticos e pode estar longe do fim.

A esperança é a última que morre e a primeira que nasce a cada novo dia!
Yonara Machado

Tenham todos um domingo abençoado!

3 comentários:

  1. Se Somos oprimidos, somos por quem? Não gosto deste tipo de desabafo porque fala muito, mas mostra pouca solução e para mim não apontar uma saída é o mesmo que jogar as palavras ao vento. Adoro Tarauacá, acho o melhor lugar do mundo para eu viver, apesar de todos os contra - má administração, estudantes que não gostam da escola, mães e pais que levam seus filhos para os bares ou roda de bebida, famílias que não possuem livros em sua casa nem compram para os seus filhos, jovens e adolescentes que se drogam nos banheiros das boates. A Sociedade que queremos está muito mais longe do que uma simples festa de aniversário da cidade, pelo menos, deveria ser nossa preocupação maior e nossa luta infinita. Nos enganamos quando culpamos apenas nossos dirigentes. Eles são culpados? Sim, tem a culpa deles. No entanto, e a minha? A desgraça da Sociedade começa em cada lar, cada casa, até na minha, percorre a escola onde estudo e trabalho, nas idéias que circulam na roda de meus amigos, se decide com o que eu faço com o meu voto. Falamos que os políticos são corruptos e são. Mas a sociedade é muito mais que eles: vendem seu votos, votam por interesses particulares, mentem e enganam o próximo como se fosse a coisa mais natural do mundo. Não posso esperar nenhuma mudança se eu no meu ítimo não mudar primeiro. Por uma sociedade melhor eu preciso ser primeiro melhor.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  2. Quem vive em Tarauacá e olha todos os dias nos olhos desses corruptos tem o direito de opinar. A sociedade tem culpa sim. todos nós temos culpa sim. Mas esses inescrupulosos são os grande culpados pois eles roubam os nossos sonhos. Eu não roubo o sonho de ninguém. de dentro da minha casa nós não roubamos dinheiro do povo. A desgraça da sociedade não começa dentro do meu lar. Disso eu tenho certeza. Chega de pseudos inteletuais ou intelectualóides de araque. Queremos nossos sonhos de volta sim. Se vão acabar até com a festa de aniversário da nossa comunidade é porque já acabaram com o resto. Um abraço amiga. Parabéns pelo seu blog e sua coragem. Mulheres corajosas vencem sim....

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa é certa vigilante.Quando ousamos, quando falamos o que sentimos, podemos ler o que não queremos ou ficar chateados com algum fato, com alguém. Respeito muito a opinião dos meus leitores, mas se em nossa cidade não existe opressão, não sei que palavra eu daria para esse quadro social inerte que se encontra nossa cidade. E sim, continuo afirmando com a mesma certeza de antes poucos tem muito e muitos não tem nada ou quase nada. E de que adianta fazer o nosso humilde papel se os poderosos vem e desfazem tudo. E se não podemos lutar contra eles com as armas que eles tem , usamos o que encontramos de graça , sem precisar pagar. porque "levar no papo" pessoas desinformadas,ou comprar móveis e imóveis temos que dispor de uma ótima situação financeira, agora falar, escrever, se manifestar , instigar os cidadãos de bem a reverem seus conceitos, para isso temos que ter coragem , determinação e isso eu tenho de sobra porque tudo que consegui não me foi dado por "puxamento de saco", mas sim por meus próprios esforços.Por isso continuarei escrevendo porque ser mulher para mim é ser sinônimo de força e não de submissão.

    ResponderExcluir