sexta-feira, 15 de abril de 2011

Saúde Pública


Um dos maiores problemas sociais do Brasil é a falta de estrutura na saúde pública, que deveria ser um beneficio da classe menos favorecida e acaba se tornando um dos piores exemplos de desconsideração do governo.


O Sistema Único de Saúde brasileiro é, na teoria, invejado por diversas potencias no planeta. Mas, quando colocado em prática, contrasta uma realidade completamente oposta ao investimento dos tributos financeiros expressados pelos nossos representantes.


Em diversas regiões do país, principalmente no norte e no nordeste, os índices de reclamações e denuncias sobre as graves deficiências neste setor são altos, espelhando no fato de que o investimento do Estado nestas regiões é o minimo possível, causando um agravamento ainda maior na situação dos hospitais públicos e nas demais redes de atendimento gratuito.



Como resultado, o Brasil inteiro sofre com esta situação. Vários hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, encontram-se com lotação fora do padrão. Filas e tumultos são criados como resultado da ausência de profissionais nas áreas cirúrgicas e até mesmo em setores mais simples.

Quem deseja um bom atendimento, com eficiência e qualidade garantida, opta por uma hospital particular. Neste caso, somente quem tem uma renda alta, tem garantia de vida longa e saudável, enquanto o pobre brasileiro que se mata de pagar imposto o ano inteiro é ignorado pelo sistema que ele mesmo ajuda a manter.


Que país é esse onde o cidadão tem medo de morrer abandonado em uma maca de hospital? Onde estão os órgãos de fiscalização quando mais se precisam deles?

Certamente a nossa constituição não consegue prevenir que atrocidades como estas aconteçam diariamente, do contrario, que função teria a fiscalização.

A maior decepção do brasileiro é chegar em um hospital para uma internação e não ter onde ficar, ou se consultar com um médico inconsciente que indica o primeiro remédio que lhe vem na cabeça, ou até mesmo ser atendido na farmácia por um sujeito despreparado, que autoriza a venda de remédios sem receita médica.

Como podemos perceber, a saúde pública e suas complicações estão evidenciadas em todo o contexto social da atualidade. De nada vale denunciar ou protestar contra estas barbaridades, se ainda restar pessoas maléficas, que colocam o lucro acima da honra, o dinheiro acima da moralidade.
A infra-estrutura da maioria dos centros hospitalares disponíveis a população encontram-se em estado emergencial.

Cabe ao governo fiscalizar e corrigir as falhas, punindo os responsáveis, afinal, não podemos continuar sendo vítimas, mas sim usufruidores dos nossos direitos humanos da forma mais correta possível.
Não se pode deixar que o bem público se torne um exemplo de descaso nacional. A saúde só pode ser considerada pública, quando o público estiver sendo privilegiado, e isto é ainda, uma meta a ser alcançada no Brasil.




Os 10 Mandamentos dos médicos do SUS (SÓ DO SUS ???)
1 - Se você não sabe o que tem, dê VOLTAREN;


2 - Se você não entende o que viu, dê BENZETACIL;


3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dê BUSCOPAN;


4 - Caiu e passou mal, dê GARDENAL;


5 - Tá com uma dor bem grandona? Dê DIPIRONA;


6 - Se você não sabe o que é bom, dê DECADRON;


7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dê PLASIL;


8 - Se a pressão subiu, dê CAPTOPRIL;


9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dê FUROSEMIDA!


10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.


E mais:


E SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE:


DIGA QUE É SÓ ESSA NOVA VIROSE !!!


Brasil. O país onde coisa séria vira piada.

3 comentários:

  1. Já dizia Renato Russo...
    Que País é esse?

    ResponderExcluir
  2. adorei achei tudo que eu preciso pro meu trabalho de escola obrigada :D !

    ResponderExcluir
  3. A piada geralmente é criada por quem não precisa e/ou nunca precisou do SUS.

    ResponderExcluir