terça-feira, 19 de abril de 2011

Stand Up




Ele veio lá dos contadores de piadas de papagaio e monólogos de humor…
E se caracteriza exatamente por não usar piadocas e bordões, tratando sempre de temas atuais e identificáveis pelo público.
Estamos falando do Stand Up Comedy, gênero que não para de crescer no Brasil e no mundo.
Pra entender como funciona, vejam que o stand up tem algumas regras:

•é proibido o uso de maquiagem

•de figurino

•de cenários elaborados

•ou efeitos de som

E todo o conteúdo tem que ser criação própria do comediante! Ou seja, o comediante deve se apresentar totalmente como ele é, despido de personagens e invenções.
Muito conhecido nos Estados Unidos, praticamente todos os grandes humoristas que vemos na televisão se apresentavam nos porões de casas de comédia ao estilo stand up. Ed Murphy, Jim Carrey, Steve Martin…
Todos eles surgiram do Humor de cara limpa e alcançaram o estrelato devido a sua enorme genialidade nos palcos. No Brasil, os pioneiros do gênero são Zé Vasconcelos e Chico Anysio.
Eles abriram as portas para toda uma nova geração, que tem pipocado em bares e teatros por todo o Brasil. Principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.
Aqui temos Fábio Porchat e seus movimentos frenéticos e fala rápida, Bruno Motta, que bateu um recorde mundial por ter feito um show de 38h de duração, praticamente sem parar!
Além de Danilo Gentili, Rafinha Bastos e Oscar Filho, que chegaram a um dos maiores programas de Humor da televisão atual após passarem anos se apresentando com o grupo de Stand up Clube da Comédia.
Ah, e as mulheres não ficaram para trás! Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil há muitas humoristas ganhando espaço, como Tina Fey, Sarah Silverman, Dani Calabresa e Marcela Leal.

Mas por que esse tipo de humor cresceu tanto?

Um fator importante é que esse tipo de show é muito viável para execução e venda. Tudo o que você precisa é de:

•Um palco

•Um microfone

•Um banquinho

•E o tal comediante criativo (que acaba às vezes tomando o papel de técnico e produtor, além de diretor e roteirista)

A identificação do publico com os temas é muito grande. Como o comediante deve falar de fatos verídicos e comentar o cotidiano, todos se lembram de momentos do seu dia em que passaram por aquilo.

Por essas e outras que esse gênero é tão adorado e tem crescido tanto pelo mundo a fora. Deixam nosso dia a dia mais leve, mais engraçado e bem menos estressante.

É isso aí humoristas, continuem nos fazendo rir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário