terça-feira, 12 de abril de 2011

Veja dicas gerais para os concursos dos Correios

O edital dos Correios para 8.346 vagas para carteiro, operador de triagem e transbordo e atendente comercial terá o mesmo conteúdo programático para todos os cargos. As provas terão apenas três disciplinas: português, matemática e informática, com 20 questões em cada, totalizando 60. São oferecidas muitas vagas em todo o país. Por outro lado, a concorrência também deve ser grande. Assim, quem quiser sair na frente, além de estudar a teoria, deverá resolver muitas provas anteriores da organizadora Cespe/UnB para as mesmas matérias de nível médio.

Os salários são de R$ R$ 807,29, para jornada de 44 horas semanais, com atividades de segunda a sábado, podendo haver revezamento aos domingos e feriados, bem como no horário noturno. Os três cargos terão diversos benefícios além do salário, como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica e previdência complementar.
 
A boa notícia é que são poucas matérias e já conhecidas: português e matemática já foram vistas na escola e informática, de um jeito ou de outro, quase todo o mundo lida com computadores, apesar de que a disciplina em concursos tende a ser mais teórica e é preciso estudar, mesmo para o caso de quem tem bastante prática no uso. Foram incluídos ainda itens de matemática financeira no programa de matemática.
 

Prova de certo e errado



As provas para cargos de nível superior e outros cargos de nível médio, também previstas para 15 de maio, pela manhã, com duração de 3h30, serão apenas objetivas. Como é praxe nas provas elaboradas pelo Cespe/UnB, os exames no caso desse concurso para 844 vagas constarão de itens para julgamento e o candidato deverá assinalar C (certo) ou E (errado) em cada um, ao contrário do edital para 8,3 mil vagas, que será de múltipla escolha. Haverá 50 itens relativos aos conhecimentos básicos e 70 referentes aos conhecimentos específicos.
O candidato que não tiver experiência nesse tipo de formulação de questões deverá priorizar a resolução de provas anteriores da mesma banca. É importante lembrar que cada item marcado incorretamente valerá 1 ponto negativo. Os que ficarem em branco não contarão ponto. Assim, é preciso ter cuidado para não “chutar” muitas questões e reduzir muito o resultado final. Por outro lado, há que se ficar atento à pontuação mínima para aprovação: 10 pontos na prova de conhecimentos básicos, 21 na de conhecimentos específicos e 36 no somatório das duas.
Os conhecimentos básicos de todos os cargos constarão de português, informática, inglês e administração pública –esta com pontos de direito administrativo e estatuto da ECT. Há apenas as seguintes exceções: a disciplina de português não entra como básica para os candidatos com formação em letras; e informática não é conhecimento básico para os candidatos a alguns cargos de analista de sistema e engenharia de redes. Os conhecimentos específicos variam conforme a especialidade/área de atuação.

Na organização do tempo para o estudo, o candidato deverá levar em conta que será cobrado maior número de questões dos conhecimentos específicos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário