quarta-feira, 22 de junho de 2011

13º Arraial Cultural garante renda aos pequenos produtores



Uma das festas de maior expressividade do calendário artístico-cultural do Acre, o Arraial Cultural, além de revitalizar a cultura popular junina, garante geração e renda aos pequenos produtores. Nas barracas montadas no Terreiro dos Quitutes estão sendo comercializados sucos, doces, bolos, açaí, bombons, receitas com carne-de-sol, galinha picante, rabada-no-tucupi, charutos, bobó de camarão e outras iguarias, tudo ao gosto do freguês. Além da culinária regional, o evento abre espaço para o artesanato acreano.

Na Casa de Farinha, a produtora Maria Gertrudes Alves de Sousa, 54, comercializa tapiocas feitas na hora no fogão a lenha e com os recheios mais variados. Há dez anos Gertrudes participa do evento. Ela veio de um seringal, localizado próximo ao município de Jordão, onde aprendeu desde cedo com os pais a arte do ofício. Dona Gertrudes diz que a fabricação de tapiocas é que tem permitido a sobrevivência da família.

Proprietária de uma casa de farinha no Ramal Benfica, Gertrudes chega a comercializar entre 400 e 500 tapiocas por dia durante o Arraial, que são vendidas a dois reais a unidade. O lucro, ela diz que já está garantido para investir em seu pequeno negócio.

“Todos os anos esse dinheiro serve e muito para a gente melhorar a nossa Casa de Farinha. Já vou pagar um serviço que estamos fazendo lá”, diz, acrescentando que, além do dinheirinho extra, participar do arraial é uma forma de fazer novos amigos. “É importante porque a gente pega um conhecimento com as pessoas. Para quem trabalha na roça, a gente se diverte e garante um trocado, pois não saímos para canto nenhum lá, aqui a gente acaba fazendo amigos também.”








Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais e brincadeiras tradicionais formam a programação junina que acontece até dia 26 deste mês, domingo, na Amadeo Barbosa.



Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais e brincadeiras tradicionais formam a programação junina que acontece até dia 26 deste mês, domingo, na Amadeo Barbosa.



O Arraial Cultural é promovido pelo governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.




Fonte; Agência de notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário