quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uma mulher de muitas faces ou de muita coragem?



hoje ser mulher parece ser mais fácil
Mas pensando bem não é,
Somos fruto de um preconceito exacerbado
Mas conseguimos ser mais forte que qualquer machismo
Conseguimos ser múltilplas, biônicas, transparentes
Nascemos para servir , é bíblico
Mas também servimos para viver e fazer ótimas escolhas
Por isso escolhi ser mãe, dona de casa, professora, líder comunitária, tutora ...
Aff, parece ser muita coisa para uma só mulher, mas ainda sobra tempo para
Amar, sonhar, desejar, observar, jogar conversa fora com as amigas, assistir novela...
Parece loucura , interminável...
Mas isso é o que faz a vida ter sentido 
Ser útil, saber fazer , aprender com o que fazemos bem feito
Se erramos, se caimos, se perdemos, se choramos...
Consertamos, nos levantamos, corremos atrás e distribuimos sorrisos, abraços, afagos...
Não sei se a jornada é longa ou se o dia já está marcado, o destino já foi traçado
Odiaria pensar sobre o óbvio, porque o que me atrai é o que desconheço
O que me faz ser quem sou é a forma como as pessoas , as situações se apresentam diante de mim
O novo me fascina, porque gera interesses, discussões, recíprocas 
Por isso gosto de ser assim, porque entendo meus direitos e sei dos meus deveres
Faço o que sei fazer melhor ,  deixo o pior para quem fez mal feito.
Sou  a favor do diálogo, sem repressão, da conversa informal e da formalidade sem falsidade.
Esse discurso todo parece pretensão ou emaranhado de palavras futuristas.
Para mim são propostas, soluções, biografia, auto retrato.
Estou sendo Yonara por Yonara, mulher sem sensura, figura abstrata para alguns,
Mas concreta demais para quem ousar interferir ou tentar transformar meus conceitos pessoais.
Sou assim, vivo dessa maneira , luto pelo que acho justo e amo ser mulher , ser guerreira, corajosa.
Cheiguei a conclusão lendo um livro muito interessante, que posso:
Me comportar como uma dama;
Ter minha essência feminina;
E pensar como um homem.
Posso ser , ter e agir da forma mais estranha ou surreal,
Porém o mais importante não é o defeito achado, mas a qualidade que perdemos no caminho.


Yonara Machado : fragmentos do livro que estou escrevendo com o título provisório de: "Por ser mulher e pensar como homem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário