quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O que é a UBM?


UBM - União Brsileira de Mulheres

1 - Missão


A UBM - União Brasileira de Mulheres é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que luta pelos direitos e emancipação das mulheres, visando a construção de um mundo de igualdade contra toda opressão.
 
A UBM é uma entidade ampla que não admite nas suas fileiras nenhum tipo de discriminação, seja a social, racial e étnica, religiosa, por orientação sexual.

A UBM tem como objetivo lutar, como está expresso em seu Estatuto:
 
Contra a opressão de gênero na perspectiva emancipacionista;

Pelas reivindicações sociais da mulher em relação ao trabalho, combate à violência de gênero, saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, educação não discriminatória, lazer e equipamentos sociais;

Para que a maternidade seja compreendida na sua função social por toda a sociedade;

Pela união e participação da mulher ao lado dos demais segmentos da sociedade na luta por democracia, soberania nacional, pelos direitos sociais, pela paz e por uma nova sociedade livre de toda opressão e exploração.

2 - Histórico

Fundada em 1988, a União Brasileira de Mulheres – UBM é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter nacional, que defende os direitos e reivindicações das mulheres em relação ao trabalho e à cidadania, buscando elevar o nível de consciência e atuação política das mulheres para que elas participem na defesa de seus direitos enquanto mulheres, cidadãs e trabalhadoras.

A UBM desenvolve e executa projetos que promovem o conhecimento sobre a situação das mulheres brasileiras, capacitando-as para intervir como sujeitos no processo político, avançar nas conquistas democráticas e conquistar a igualdade de gênero. Atua também com projetos de formação profissional, elaborando material didático e teórico para cursos e seminários sobre temas diversos que possibilitem capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e incentivar a sua organização na luta para superar a discriminação, enfrentar a violência cotidiana e conquistar sua autonomia e emancipação numa sociedade de igualdade, justiça social e de paz.

Na zona leste de São Paulo/SP (São Mateus e Sapopemba), desenvolveu projeto em parceria com o Ministério da Saúde, instituições e comunidades, formando mulheres donas de casa como multiplicadoras na conscientização sobre as DST´S e AIDS e acumulando em sua história a promoção de trabalhos junto a mais de 1.500 alunas.

Na cidade de Santo André/SP (Capuava), promoveu por 4 (quatro) anos, em parceria com a Prefeitura Municipal, especificamente com a Secretaria de Educação e Formação Profissional, através de seu Departamento de Educação do Trabalhador, a formação integral e continuada de trabalhadoras e trabalhadores, proporcionando o acesso à educação e à elevação da escolaridade, nos ensinos fundamental e médio. Paralelo ao ensino regular, proporcionou formação nos cursos de “Cuidador do Idoso”, “Auxiliar de Desenvolvimento Infantil”, “Agente Comunitário de Saúde”, “Recepcionista na Saúde”, “Cabeleireiro” e “Recreacionista”. Também em Santo André/SP (Jardim do Estádio e Vila Lucinda), realizou voluntariamente três cursos livres nas áreas de atendimento à infância, que atenderam 75 alunas entre janeiro e abril de 2005.

No ano de 2007, em parceria com o Departamento de Geração de Trabalho e Renda da Prefeitura Municipal de Santo André, implantou, coordenou e desenvolveu o projeto “Costurando Renda” durante o ano de 2007, atendendo demandas dos bairros do Capuava e Cata Preta, onde formou mulheres em situação de risco em cursos de Corte e Costura e Confecção de Acessórios e Bijuterias, com foco na criação de cooperativa de trabalho.

Com o apoio da Agência Desenvolvimento & Paz, do Canadá, realizou estudo sobre o “Impacto do Desemprego na Saúde de Homens e Mulheres” em bairros da zona leste e sul de São Paulo/SP e de Vitória/ES.

Além disso, oferece e promovem outros cursos livres nas áreas de saúde da mulher, políticas públicas, cursos artesanais de feitura de velas decorativas e cestas utilizando papel jornal, além de outras áreas de geração de trabalho e renda.

Desenvolveu também trabalho de educação sindical, junto às costureiras, na cidade de João Pessoa - PB, visando fortalecer sua organização e consciência cidadã.

No seu 7º Congresso Nacional, onde participaram cerca de 500 delegadas representantes de 27 estados da federação, reafirmou o objetivo de contribuir para aumentar o protagonismo político das mulheres, bem como realizar campanha de estímulo às candidaturas femininas comprometidas com a luta emancipacionista, a luta pela valorização do trabalho da mulher e pela ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Atualmente desenvolve em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, dois projetos o “Mulher: Mais Política, Mais Poder” e o “ Fortalecer o Controle Social nas Ações do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”.

..
Fonte: ubmulheres.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário