terça-feira, 24 de novembro de 2009


CÂNCER DE MAMA



O que é: ainda com causa desconhecida, o câncer de mama aparece quando as células dos seios vão crescendo descontroladamente até começarem a substituir o tecido saudável. Normalmente, começa com um pequeno nódulo que, com o tempo, pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como músculos, pele ou órgãos vitais (fígado, cérebro e pulmão).



Como prevenir: após os 40 anos de idade, fazer anualmente o exame de mamografia e o auto-exame (as mulheres que menstruam devem fazê-lo na semana seguinte à menstruação e as que não mais, devem escolher um dia fixo para fazê-lo mensalmente).



Tratamento: se a doença ainda está localizada, indica-se a radioterapia (feita através de um aparelho que emite raios direcionados ao local onde estava localizado o tumor, para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem). Já a quimioterapia tem o objetivo de destruir células tumorais que possam ter migrado do tumor inicial da mama e estejam circulando pelo corpo. Também há casos em que é indicado a cirurgia para eliminar todo o tumor. "Dependendo do tamanho, durante a operação pode ser feita a retirada total do seio (mastectomia) ou apenas da área onde se encontra o tumor (setorectomia) ou ainda a retirada cirúrgica do quadrante afetado da mama sem a necessidade de retirar a glândula mamária toda (quadrantectomia)", esclarece o radiologista Décio Roveda, chefe do setor de procedimentos em mama do Femme Laboratório da Mulher (SP).



LINFOMA




O que é: "este é mais um tipo de câncer que se origina quando uma célula do sistema linfático normal se transforma em uma célula maligna, crescendo descontroladamente e espalhando-se pelo organismo. Caracteriza-se, em geral, pelo aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção", explica o oncologista Selmo Minucelli, do Lavoisier Medicina Diagnóstica (SP).



Como prevenir: a melhor medida é o diagnóstico precoce, já que não há nenhuma maneira conhecida de se prevenir.



Tratamento: pode ser feito com quimioterapia, radioterapia ou associação das duas e "em alguns casos, transplante de medula óssea", alerta o oncologista. Rodrigo Leijoto da Oncoclínica (RJ).



Sinais ÍNTIMOS




Às vezes, sua doença pode ter sido provocada por você. "Existem desejos inconscientes que fazem com que o cérebro impulsione energia para mover ou imobilizar partes do corpo", explica a especialista em neurolinguística Cristina Cairo, autora do livro Linguagem do Corpo (Ed. Mercuryo). Confira de que forma o seu inconsciente por afetar a sua saúde:



Gripes e resfriados: a gripe é uma espécie de fuga do organismo. Quando muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo, de forma que você não tenha tempo de cuidar de si mesma, o corpo pede uma pausa urgentemente!



Enjoos: representa o medo sentido no caminho seguido, de perder o controle e de sentir que está impossibilitado de ser você mesmo. Quando o enjoo acontece no carro, significa que você não quer ir para onde vai.



Alergia na pele: quando você se vê obrigada a fazer o que não gosta, persuadida por pessoas de quem depende de alguma forma, surgirá, com certeza, uma coceira incessante, o que significa o desejo de arrancar aquilo que incomoda.



Tosse: representa a raiva que você não pode ou não consegue expressar e, assim, "não sai da garganta

Nenhum comentário:

Postar um comentário