terça-feira, 24 de novembro de 2009

HPV (PA PILOMA VÍRUS HUMANO)

O que é: vírus transmitido através do contato da pele com a pele ou mucosa contaminada, é responsável pelo aparecimento de lesões verrugosas em diferentes tecidos, sendo que alguns tipos de vírus possuem tendência cancerígena, ou seja, fazem o tecido crescer e se diferenciar de forma desordenada.

Como prevenir: a principal maneira de prevenir é usar preservativo durante as relações sexuais e, claro, manter uma rotina diária saudável (alimentação e sono adequados, prática de exercícios físicos regulares, lazer, gerenciamento do estresse) para fortalecer a imunidade. "As mulheres que já tiveram relação sexual devem fazer o exame colpocitológico (papanicolau ou preventivo) pelo menos uma vez ao ano para rastrear as alterações causadas pelo vírus e evitar que estas virem um câncer do colo uterino", aconselha a ginecologista e obstetra Maria Cecília Erthal, diretora-médica do Centro de Fertilidade da Rede D'Or (RJ).

Tratamento: há duas técnicas que promovem uma intensa movimentação de íons intracelulares que levam ao rompimento da célula afetada e consequente destruição das lesões causadas pelos vírus. "O laser que emite ondas de luz amplificadas, provocando evaporação da água e carbonização do tecido, e a CAF, que utiliza um equipamento que emite ondas de alta frequência que permitem, ao mesmo tempo, o corte e a coagulação. Acoplado a esse equipamento há uma caneta com alça eletro-cirúrgica que vai promover a retirada da lesão. Alguns profissionais ainda usam a eletrocauterização convencional, que provoca a destruição celular pelo calor.

DEPRESSÃO

O que é: é mais comum nas mulheres devido ao impacto que os hormônios femininos têm sobre o humor. Os sintomas podem ser fadiga crônica, problemas de sono, alterações no apetite e costuma afetar a capacidade de concentração e de tomada de decisões.

Como prevenir: entre as medidas possíveis, aconselha-se "manter as atividades físicas, o círculo social, um trabalho gratificante, ajudam na prevenção da doença e quando instalada ajudam na melhora do paciente", aconselha o patologista clínico Francis Fuji do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica (SP).
Tratamento: acompanhamento psicológico.
"Ter uma alimentação equilibrada ajuda a prevenir o diabetes"

DIABETES

O que é: doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, problema que ocorre devido a falta de produção de insulina pelo pâncreas ou uma resistência à sua ação.
Como prevenir: hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada e atividades físicas regulares. A obesidade e o sedentarismo são fatores que muitas vezes pioram o quadro do diabetes ou mesmo fazem com que ele se manifeste.


Tratamento: é indicado fazer mudanças do estilo de vida, como perda de peso, prática de atividades físicas, e uso correto da medicação quando indicada. O acompanhamento multiprofissional está sempre indicado, auxiliando no melhor controle e diminuição dos riscos futuros.

AVC (ACIDENTE VA SCULAR CEREBRAL)

O que é: ocorre por causa da falta de irrigação sanguínea (entupimento da artéria) em um determinado território cerebral e pode causar a morte do tecido cerebral ou ser passageiro, não constituir uma lesão neurológica definitiva e não deixa sequela.


Como prevenir: manter o colesterol estável, controlar a pressão, evitar obesidade, praticar atividades fisicas, cessar o tabagismo, além de reconhecer e tratar problemas cardíacos.

Tratamento: assim como acontece com todas as doenças vasculares, o melhor tratamento é a prevenção.

ENXAQUECA

O que é: doença caracterizada pelas crises de dor de cabeça pulsátil ou latejante nas regiões da fronte e têmpora.
Como prevenir: praticar exercícios físicos regularmente, evitar alguns alimentos vasodilatadores, como o chocolate, o vinho e os queijos envelhecidos, que podem provocar as crises.


Tratamento: cada enxaqueca tem peculiaridades e suas características variam de pessoa para pessoa, por isso o tratamento deve ser feito sob orientação de um neurologista, de acordo com cada caso. "É fundamental evitar a automedicação e o uso de anestésicos, pois além de não resolverem o problema, podem agravar a dor, tornando diária a dor de cabeça", ressalta o neurologista Abouch Krymchantowski, da Clinedoc (RJ).

HIPOTIROIDISMO

O que é: ocorre quando há a diminuição da função da tireóide, glândula localizada na parte anterior do pescoço que produz hormônios que afetam a maioria dos órgãos, incluindo coração, aparelho digestivo e pele. Na mulher, ainda está ligado a alterações menstruais, além de mudanças no peso.


Como prevenir: evitar colesterol alto, depressão e ganho de peso. "O diagnóstico é feito através da dosagem dos hormônios tireoideanos no sangue, onde se observa um aumento do TSH (hormônio tireo-estimulante)", esclarece a endocrinologista Ana Elizabeth Pavin, do Hospital Paulistano (SP).

Tratamento: é simples, eficaz e seguro, sendo necessário o uso de um hormônio sintético da tireoide que deve ser tomado indefinidamente para substituir a deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário