sábado, 5 de março de 2011

11 perguntas sobre ressaca



11 perguntas sobre ressaca






1- Beber muito só traz a ressaca ou pode trazer mais problema ? Ou há pessoas que sofrem de ressaca no dia seguinte após apenas alguns drinks?

 

Tem pessoas mais sensíveis e outras menos. Dizem que os orientais, mais entre os japoneses estudados, devido à falta ou à redução de uma enzima hepática, responsável pela metabolização do álcool, ficam mais bêbados facilmente e com ressaca pior. Quanto maior o volume, mais corantes ou mais misturanças forem realizadas, pior será a ressaca.
4- O vinho é a melhor escolha para não se ter ressaca? Líquidos com malte tendem a trazer ressacas mais severas? Por quê? Cerveja, vodka e gim são melhores opções para quem não quer ter ressaca?

 

Na maioria das vezes é dose-dependente. Um vinho bom, um saquê bom, um whisky bom, apreciados de forma moderada, podem não levar à ressaca para os acostumados. A cerveja menos, pois tem em média 4,5% de álcool em comparação com outras bebidas que são mais concentradas. Mas muita cerveja pode dar uma ressaca boa.


5- Drinks diet trazem menos ressaca?

 

Pode ser que sim, mas para os mais sensíveis até um álcool chamado "diet" pode deixar a pessoa com rubor, "vermelhidão". Algumas bebidas são chamadas de álcool zero, mas podem conter um mínimo de álcool.


6- Bebidas alcoólicas que levam açúcar podem diminuir as chances de uma ressaca?


Para diminuir a ressaca sugere-se uma hidratação entre as bebidas alcoólicas. O açúcar pode, teoricamente, diminuir a ressaca, pois em muitos casos o excesso de álcool causa uma hipoglicemia no indivíduo.


7- Misturar bebidas piora a ressaca? A ordem das bebidas influencia na rapidez que um indivíduo fica embriagado? Se beber algo mais forte primeiro e depois algo mais leve, a pessoa fica menos embriagada? E se a ordem for ao contrário?

A ordem não deve mudar a ressaca, importante será o total do álcool ingerido, dependendo da sensibilidade. Enquanto você estiver conseguindo contar quantas você tomou, está sob controle.

 

Quando perder a conta de quantas tomou, melhor ir devagar e evitar a ressaca.


8- Comer massa após beber ajuda a bebedeira a passar? E comer gordura antes de beber, como carne ou pizza, ajuda a pessoa a não ter ressaca?

 

A massa após, ou um carboidrato, repõe energia mais rápido e pode ajudar a melhorar a bebedeira e tomar com estômago "forrado" reduz a absorção do álcool e poderemos ter essa "energia armazenada" anteriormente.

 

Ao comer e beber ao mesmo tempo, o importante é conseguir parar na dose ideal, porque senão vai ter muita caloria ingerida com porcarizitos. Tomar dez chopes (+/- 120 calorias cada) é mais fácil que dez coxinhas ou pastéis.


9- Álcool realmente ajuda a dormir melhor?

 

Tem alguns que preferem duas garrafas (ou uma) de cerveja a um calmante. Os dois são drogas permitidas legalmente, só que o calmante precisa de receita e consulta médica. Quanto à toxicidade, devemos aguardar resultados de pesquisas em laboratório.
10- Beber um drink depois de acordar ajuda a ressaca a passar?

 

Quem chega a esse ponto geralmente já está no fim. Pode passar, pois repõe com a energia "oca" de imediato. Depois a ressaca volta de novo.


11- E o café? É uma boa bebida para ajudar a ressaca a passar?

 

Pode ajudar um pouco devido à presença da cafeína, mas não passa muito, não. Melhor um carboidrato. Tomar remédios antes parece ajudar, mas é bom saber o que existe nessas drogas: se contêm antiácido, antiemético (vômitos), antinflamatório (piora a gastrite e a úlcera), que parecem melhorar, mas podem prejudicar o outro lado.


Prof. Dr. Ademar Yamanaka é especialista em gastroenterologia e coordenador geral do gastrocentro da Unicamp.

http://idmed.uol.com.br/





















Nenhum comentário:

Postar um comentário