sábado, 5 de março de 2011

ESPECIAL CARNAVAL

CALÇADOS NO CARNAVAL



 





O Carnaval está chegando, e para aproveitar todos os dias de folia com qualidade é essencial tomar alguns cuidados, principalmente com relação à saúde dos pés. A alta temperatura que marca este período do ano pede um calçado que permita a ventilação adequada dos pés, para evitar a alta umidade na região, responsável pela proliferação de fungos e bactérias. É importante escolher um calçado com material que absorva o suor do pé, para amenizar a umidade interna. O contato do pé com os forros internos e as palmilhas deve dar a sensação de seco.



O conforto é um pré-requisito indispensável na hora de escolher um calçado, principalmente para quem gosta de passar horas na folia. Quando se fala em conforto, devem-se considerar a proteção, segurança, como afeta sua forma de andar, além da força, pressão e impacto durante o uso. Evite usar calçado que cause dor ou pontos de vermelhidão nos pés, como os de bico fino, mesmo que sejam de salto baixo. Se os seus pés ficam inchados após pouco tempo de uso de certo calçado, não é recomendado para a folia.



As sandálias plataforma, apesar de serem bastante usadas pelas mulheres no Carnaval, não são as mais apropriadas para a folia devido à pouca flexibilidade que apresentam no solado, além do risco aumentado de torção do tornozelo. As sandálias “gladiadoras” dão estabilidade ao pé em função do grande número de tiras que apresentam, permitem boa ventilação, porém deve-se evitar os modelos com salto alto, que podem causar dores nos pés após pouco tempo de uso.



Os chinelinhos e as sandálias rasteiras são os mais usados na folia, no entanto não devem ser usados por pessoas que realizem grande impacto, como pular, pois não oferecem sistema de amortecimento, podendo dessa forma gerar dor e desconforto.



As sapatilhas também podem ser uma boa alternativa para usar durante a folia, pois são confortáveis, têm solado flexível, porém também não oferecem amortecimento adequado para maiores impactos. Os tênis são sem dúvida os calçados mais confortáveis e que oferecem maior proteção para os foliões que gostam de passar horas seguidas festejando; no entanto a ventilação oferecida não é a mais privilegiada. Opte por um modelo leve, de preferência com cores claras, que permita boa ventilação dos pés, e sempre com uso de meias de algodão, que absorvem o suor.



Escolha seu calçado de acordo com seu perfil de folia!



Tão importante quanto se preocupar com o calçado, o alongamento antes da folia também pode aumentar consideravelmente sua disposição e sua energia durante as festas! Um ótimo Carnaval!!! Aproveite com responsabilidade!


 

Dr. Dernival Bertoncello é Fisioterapeuta, Doutor em Ciências Fisiólogicas pela Universidade Federal de São Carlos. Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário